Imagem capa - A importância das cores em um ensaio fotográfico. por Djow Pereira
Fotografia.Sobre Casamento.

A importância das cores em um ensaio fotográfico.

Oi, tudo bem?

Me chamo Larissa, sou estudante de design de moda e hoje vou falar um pouco da relação entre cor e fotografia.

Bom, que as cores são percepções visuais da luz nos nossos olhos em conjunto com as informações presentes no nosso cérebro você já deve saber, né?! Mas você sabe a importância de uma boa combinação de cor em um ensaio fotográfico?

Vamos começar falando um pouco sobre cor de forma mais abrangente.  Nós sabemos que cada cor tem uma relação com a psicologia, então cada cor isolada provoca em nós uma sensação e, assim, cada paleta de cores vai provocar visualmente uma sensação. Sabendo disso, é possível escolher qual sentimento se deseja passar através do uso dessas cores.

Um exemplo muito claro disso são as cores utilizadas por empresas de fast food. Praticamente todas elas se utilizam de duas cores (sempre vibrantes) em comum: amarelo e vermelho. Mas porquê? De acordo com um estudo do periódico Management Decision, feito em 2006, a maior parte das pessoas decide se vai comprar algo em apenas 90 segundos. Entre 62% a 90% dessas pessoas realizam essa escolha, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que vê. O amarelo reforça os sentimentos de conforto e confiabilidade, estando também ligado a alegria. Já o vermelho, entre suas diversas sensações, também pode estar associado ao sentimento de fome. Então, essas cores unidas trazem juntas tudo que essas empresas querem imprimir nos clientes.

“Ok! Mas o que isso tem a ver com fotografia?” Calma que eu já vou chegar nesse ponto!

Como falei (e repeti), as cores tem uma imensa capacidade de imprimir emoções em nós e, se bem escolhidas e harmonizadas, a sensação visual pode ser a melhor de todas. Entra nesse âmbito também a necessidade de adequar as cores e o estilo das roupas ao ambiente das fotos para que essas não “entrem em conflito”, o que vale tanto pra ensaios individuas, como para pré-wedding e ensaios de família.

Vou deixar abaixo alguns exemplos:
















Deu pra perceber bem, né?!
É como se as cores se unissem criando um efeito que visualmente  “acolhe” nossos olhos.
Espero que tenha dado pra entender e que isso te ajude na hora de se programar para o seu ensaio hahaha.
Aguardo você num próximo post.
Beijos,
Larissa Melo!